top of page

Spin-off acadêmico

O spin-off acadêmico (SOA) é realidade há décadas nas universidades americanas (ex: Vale do Silício) e britânicas (ex: Cambridge e Oxford), consistindo do processo de criação de empresas que exploram propriedade intelectual gerada a partir de um trabalho de pesquisa em uma instituição acadêmica. No Brasil o processo é novo, mas já tem instituições como a UFMG e a Unicamp que galgam excelentes resultados. Aqui na UFSJ estamos trabalhando para promover o spin-off acadêmico e obtermos benefícios diversos do mesmo, já que trata de modelos de  negócio disruptivos conduzidos por startups ou companhias tradicionais, envolvendo a comunidade acadêmica e empresas externas à instituição. Por meio deste processo é estimulado a inovação, o empreendedorismo, a retenção de talentos, a geração de emprego e renda e por consequência, benefícios à sociedade brasileira.
 
Acreditando nisto, o Laboratório de Ecologia Aplicada é intimamente relacionado ao Grupo InspirAção de Inovação e Empreendedorismo do Campus Sete Lagoas da UFSJ e estimula o spin-off acadêmico.
 
Também mantém conexão com a incubadora de empresas da UFSJ a INDETEC (Incubadora de Desenvolvimento Tecnológico e Setores Tradicionais do Campo das Vertentes).

Abaixo seguem alguns dos recentes modelos de negócio e um pouquinho de explicação sobre cada um.

bottom of page